Tecnólogo pode prestar concurso para Polícia Civil?

Tecnólogo pode prestar concurso para Polícia Civil? Esta pergunta é bastante feita pelos colegas tecnólogos que pensam em prestar este citado concurso. Veja neste artigo a resposta para esta pergunta.

Tecnólogo pode prestar concurso para Polícia Civil?

Sobre a Polícia Civil

Instituições históricas, tipicamente brasileiras, que exercem funções de polícia judiciária, nas unidades federativas do Brasil, cuja função está estabelecida no o artigo 144 da Constituição Federal do Brasil de 1988, o exercício da segurança pública, as Polícias Civis são subordinadas aos Governos dos Estados ou do Distrito Federal e Territórios e dirigidas por delegados de polícia de carreira.

As polícias civis são dirigidas por Delegado de Polícia de carreira, mas a denominação do cargo designativo da direção-geral pode variar de um estado para outro, como Chefe de Polícia, Delegado Geral de Polícia ou Superintendente da Polícia Civil. O Chefe de Polícia ou Delegado Geral preside o Conselho Superior da Polícia Civil, órgão colegiado de assessoramento superior integrado pelos Diretores dos Departamentos de Polícia.

Tecnólogo pode prestar concurso para Polícia Civil,tecnólogo,tecnologo pode

Créditos da imagem: jc.ne10.uol.com.br

Principais cargos e funções dentro da Polícia Civil

Os principais cargos e funções dentro da PC são os seguintes:

  • Delegados
  • Investigadores ou inspetores
  • Escrivães de Polícia
  • Papiloscopistas ou Datiloscopistas
  • Peritos Criminais
  • Agente de Segurança Penitenciário

Sobre Concurso da Polícia Civil

No norte e nordeste e centro-oeste do país, as corporações civis dos estados do Amazonas, Pernambuco, Ceará e Goiás programam a abertura de mais de 4 mil vagas para nível  superior. Em Mato Grosso, está prevista a abertura de um novo concurso para as policias Científica e Civil.

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) enfrenta um problema difícil de solucionar a curto prazo: o envelhecimento dos servidores. Hoje, 43% deles têm acima de 46 anos e 715 estão aptos a se aposentar, o que pode agravar o déficit de funcionários.

De acordo com o levantamento do Sindicato dos Delegados de Polícia do DF (Sindepo), do total de quase 5 mil servidores, quase 1.400 são policiais com idade entre 46 e 50 anos de idade; 613 têm entre 51 e 55 anos de idade; e 112 estão com 56 anos de idade.

 

Mas afinal, Tecnólogo pode prestar concurso para Polícia Civil ou não?

Respondendo enfim, de forma objetiva, a pergunta-tema deste artigo, é o seguinte:

É imprescindível que o candidato a uma vaga em concurso público da Polícia Civil esteja atento ao que prevê o edital, haja vista que, se for exigido, tão somente, formação em nível superior, o candidato graduado em qualquer área poderá concorrer a uma vaga na Polícia Civil, entretanto ser for exigido “bacharelado” ou licenciatura, a formação tecnológica não atenderá ao requisito.

Fonte: http://blog.grancursosonline.com.br/concurso-da-policia-civil-para-o-ensino-medio/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5 (100%) 2 votes

Quer receber as novidades grátis em seu e-mail?

(Preencha os campos ao lado)

Luis Marcos Leite

Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, Servidor Público e Problogger.

Website: https://tecnologo.blog.br

41 Comments

  1. Larissa

    Me tire uma dúvida por favor!
    “(…) se for exigido, tão somente, formação em nível superior, o candidato graduado em qualquer área poderá concorrer a uma vaga na Polícia Civil, entretanto ser for exigido “bacharelado” ou licenciatura, a formação tecnológica não atenderá ao requisito.”
    Aí diz q se for exigido “bacharelado”, o tecnólogo não atenderá ao requisito.

    Nesta outra matéria: https://tecnologo.blog.br/se-bacharelado-nao-existe-logo-bacharel-nao-existe/
    Fala que bacharel não existe, e que ambos são graduandas de uma educação superior.
    Ou seja, bacharel e tecnólogo são a mesma coisa.

    Sendo assim, se o for exigido “bacharelado” porque então um tecnólogo não atenderá ao requisito?
    Não deveria atender também?

    Obrigada

    • Larissa,

      Tomarei como exemplo o cargo de Delegado. É requerido para candidatar-se ao cargo o graduado em Direito (que chamam erroneamente de “bacharel” em direito. O tecnólogo não poderá concorrer. Por que isto, simplesmente, porque não existe tecnólogo em direito, entende?

      • Larissa

        Então o cargo de Engenheiro Civil, um tecnólogo em Construção Civil poderá concorrer?

        Obrigada mais uma vez!

  2. fillipe gabriel

    amigo, pretendo fazer o curso de tecnologo em Rh e minha meta e policia civil, mas no meu caso e para agente e nao delegado, serveria pra eu fazer o concurso ?

    • Filipe,

      A resposta está no final do artigo: é preciso que você veja o que exige o edital. Mas, a princípio, o nível de escolaridade exigido para o cargo de Agente é nível médio, exceto no Rio de Janeiro que, a partir de 2008 passou a ser de nível superior (que eu saiba).

  3. Anderson Barbosa

    Luis, muito bom seus esclarecimentos.
    Um dos pontos principais ao prestar concurso, é ler o edital com máxima atenção..
    O último concurso para PC MG, para o cargo de investigador, no edital informava que deveria ter formação em nível superior, sendo o candidato graduado em qualquer área, sem especificar bacharelado ou licenciatura, o que é descrito em diversos outros concursos .
    Grande abraço.

    • Anderson,

      Obrigado pela participação. Continue seguindo nosso blog e compartilhe com os colegas e amigos, ok?

  4. Abner

    Em MG também é exigido o nível superior.

  5. Diego Ramos

    Bom dia, e no caso de quem é tecnólogo formado e tem uma pós graduação, nesse caso, conta a pós ou o tecnólogo?

  6. Gostaria de carreira na Policia e pretendo fazer um curso de tecnólogo. Mas gostaria que esse curso me ajudasse na profissão. Quais seriam os melhores cursos pra essa área? Desde já, obrigado!

  7. kelson

    faço curso de tecnólogo em gestão ambiental e pretendo fazer o concurso da pcms pois aqui já exige o nivel superior assim fico mais tranquilo com os comentários dos colegas um abraço!

  8. António carlos

    Gostaria de saber se fazendo o curso de tecnólogo em segurança poderia , desputar uma vaga de investigador ?

    • Antonio Carlos,

      Em primeiro lugar é preciso estar graduado. Quanto à graduação exigida estará explicitada no edital do concurso, ok? Releia o último parágrafo do artigo, por gentileza.

  9. Ricardo Campos

    Boa noite amigo.
    Tira uma dúvida para mim. No último edital de Perito Criminal da Polícia Civil, usou-se o termo Bacharelado em diversas áreas. Eu cursei Química em 3 anos, e consta no diploma Licenciatura. Ele seria válido para prestar o concurso? ou eu teria que cursar mais um ano e me tornar bacharel? obrigado pela atenção.

  10. joao carlos

    quem e formado em tecnologo em gestao ambiental pode prestar concurso pra policia civil

  11. Ednalva

    Olá amigo, estou cursando pedagogia , objetivo e a PRF, posso fazer para a área policial ou só para administrativo.

  12. Luis Marcos, boa noite!
    Sabendo que o nível exigido para o cargo de agente é o nível médio, gostaria de saber qual o curso SUPERIOR se encaixa melhor com a PC. O curso SUPERIOR tem um diferencial a mais, correto?

    • Andreza,

      Você pretende fazer concurso para nível médio ou nível superior? Penso que primeiro você tem definir esta questão, entende?

  13. Flavia

    Bom dia!
    Pretendo fazer o curso de Radiologia e ele é tecnólogo, então gostaria de saber se ele se adequá a policia civil
    desde já obrigado!

  14. Renan

    Tecnólogo em análise e desenvolvimento sistemas, pode fazer concurso para perito pf ? Eu vi q decisão judicial falando q pode.

  15. clya

    Bom dia, faço o curso superior de investigação forense e pericia criminal na estacio, gostaria de saber se posso prestar o concurso para perito criminal? Não encontro nada sobre o assunto e na própria faculdade nao sabem me.informar. Esse já meu muito obrigada.

    • Clya,

      Pelo que pesquisei, a formação exigida para Perito Criminal da Polícia Civil são as seguintes: Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Engenharia, Física, Farmácia e Bioquímica, Fotografia, Geologia, Odontologia e Química. Porém, o melhor mesmo é observar o que diz o edital quanto à graduação exigida, entende?

  16. sabrina veira

    ola , estou fazendo um curso INVESTIGAÇÃO FORENSE E PERÍCIA CRIMINAL . Ele é tecnólogo , estou fazendo na Estácio, quero saber se posso prestar concurso para perito criminal com esse curso, a instituição não sabe informar, mas dizem que posso, e falam que é um curso de nível superior. Vale a pena continuar com o curso, ou terei problemas caso queira prestar concursos futuros achando que com esse eu poderia prestar qualquer concurso na área como qualquer curso normal de nível superior?

    • Sabrina,

      Você terá de observar a graduação exigida no edital, se for exigido, tão somente, formação em nível superior, o candidato graduado em qualquer área poderá concorrer a uma vaga na Polícia Civil, entretanto ser for exigido “bacharelado” ou licenciatura, a formação tecnológica não atenderá ao requisito. Isto vale para todos os concursos que você prestar. Leia o artigo:

      Tecnólogo pode fazer concurso público? Resposta neste post!

  17. Juliane Andrade

    Luis, boa noite. Estou cursando técnico graduação tecnológica (editado) em Investigação forense e perícia criminal na Estácio também, pelo que li em alguns artigos antes de prestar concurso também posso atuar como perito judicial criminalista. Isso procede? E ao ser nomeado perito judicial auxiliar, posso tentar também concurso para perito oficial, caso edital aceite a graduação tecnológica? Obrigada pela atenção.

    • Juliane,

      Você é de qual Estado? Aqui na Bahia, por exemplo, no último concurso não foi exigida uma graduação específica. Procure ver o que exige o edital do concurso, certo?

  18. Jonathas

    Luís, pretendo fazer a faculdade de Recursos Humanos “RH” que duram mais ou menos 2 anos para se formar. Uma pergunta simples e direta: Consigo fazer a prova pra policial civil ou PF? Grato pelo seu esclarecimento.

Deixe seus comentários!