Tecnólogo pode fazer pós-graduação (MBA, Mestrado, etc)?

Tecnólogo pode fazer pós-graduação (Especialização, MBA, Mestrado, Doutorado, etc)? A resposta para esta e outras perguntas você tem aqui no Tecnólogo Blog, o blog do Tecnólogo!

Tecnólogo pode fazer pós-graduação (MBA, Mestrado, etc)?

Tecnólogo pode fazer pós-graduação, sim

De forma geral, Tecnólogo pode fazer pós-graduação, sim! Qualquer pessoa portadora de um diploma de graduação (entenda-se por bacharelado, licenciatura ou tecnológico) pode cursar uma pós-graduação lato sensu (especializações) e/ou stricto sensu (mestrados e doutorados) em qualquer área, e pra quem duvidar, quantas vezes quiser.

Assim, se você já é formado em curso de graduação, pode fazer uma pós-graduação em qualquer área, desde que seja, obviamente, aceito pela instituição de ensino, que possui autonomia para determinar os critérios do processo seletivo para ingresso no curso desejado.

Tecnólogo pode fazer pós-graduação

Créditos da imagem: blog.manager.com.br

Tecnólogo pode fazer pós-graduação (Fatores que contribuem)

Primeiro fator

O primeiro fator é o reconhecimento do MEC. Veja alguns trechos extraídos da página do MEC, sob o título “Educação Profissional – Diploma dos tecnólogos vale para concurso e pós-graduação”:

O diploma de graduação dos tecnólogos tem validade para participação de candidatos em concursos públicos de nível superior, em cursos de especialização e de pós-graduação. A garantia é da área de regulação da educação profissional do Ministério da Educação, diante da dúvida, comum entre os graduandos, quanto à validade do documento.

“Não há restrição legal quanto ao tecnólogo fazer pós-graduação”, ressalta o coordenador de regulação da educação profissional e tecnológica do MEC, Marcelo Feres. “É preciso ter em mente também que o egresso pode dar continuidade aos estudos, independentemente de títulos acadêmicos.”

Segundo fator

O segundo fator é a  multidisciplinaridade, que Segundo Piaget, ocorre quando…

a solução de um problema torna necessário obter informação de duas ou mais ciências ou setores do conhecimento sem que as disciplinas envolvidas no processo sejam elas mesmas modificadas ou enriquecidas“.

A multidisciplinaridade sido incentivada pela maioria dos cursos de pós-graduação, tanto lato sensu quanto stricto sensu.

Terceiro fator

O terceiro fator é que, turmas com alunos de formações diferentes proporcionam maior troca de experiências, ampliação de network e uma visão mais ampla sobre os temas estudados.

Diante disto, a formação profissional em outra área por si só não será um empecilho para o ingresso em um curso de pós-graduação.

Nem sempre!

Porém, nem sempre! Acontece que, para exercer as atividades de uma profissão de nível superior regulamentada por lei é preciso ser portador de diploma de graduação naquela área específica e possuir registro no conselho regional daquela profissão.

Vamos a um exemplo: as atividades atribuídas por lei à profissão de engenheiro civil só poderão ser exercidas por profissionais com registro no CREA, assim como os advogados precisam da carteirinha da OAB e os nutricionistas precisam do registro no CRN.

E o CREA registra como engenheiro civil apenas os portadores de diploma de graduação em engenharia civil, assim como ser bacharel em direito é pré-requisito para a inscrição no exame da OAB e apenas os formados em nutrição podem ser registrados no CRN.

Diante então dos exemplos acima, cursar uma pós-graduação em outra área não vai possibilitar ninguém mudar de profissão.

Vale salientar ainda que a ausência de registro profissional no desempenho de atividades que a lei assim exige configura o exercício ilegal da profissão, e isto é considerado como crime nas áreas de medicina, odontologia e farmácia, e uma contravenção penal, nas demais áreas.

Escolha errada é um problema

Vamos a um exemplo: Um engenheiro agrônomo que concluiu um curso de especialização em direito ambiental não poderá se inscrever no exame da OAB e atuar como advogado. Se essa era a intenção dele, realmente o curso de pós-graduação não lhe servirá para nada, pois ele continua engenheiro agrônomo, com possibilidade de registro profissional apenas no CREA.

Esse conhecimento em direito ambiental, entretanto, pode ser muito útil para o engenheiro agrônomo no gerenciamento de propriedades rurais, assim como uma pós-graduação em psicologia organizacional pode ser útil para um administrador de uma empresa de grande porte, ou uma especialização em finanças para um farmacêutico que possui seu próprio estabelecimento.

Nestes casos, cursar uma pós-graduação em uma área diferente pode ser muito interessante, porque estes novos conhecimentos serão utilizados pelo pós-graduado no exercício da profissão em que é habilitado.

O Caso da docência

Mas eu fiz uma graduação em “x” e uma pós-graduação em “y”, posso dar aulas de “y” em faculdades?

Depende. Como o MEC não se preocupa muito com a qualidade do ensino superior e sim com a quantidade de alunos nele, hoje em dia nas faculdades particulares qualquer um com uma pós-graduação pode dar aulas de qualquer disciplina, em qualquer curso. Se a sua pós-graduação for lato sensu ao invés de stricto sensu, melhor ainda, porque o menor valor da sua hora-aula se torna um “diferencial” no seu currículo.

Já os concursos públicos para professores universitários costumam ter editais bem específicos, com vagas para portadores de diploma de graduação em “x”, mestrado em “x” e doutorado em “x”. Isso quando não incluem ainda um “com tese defendida em um tema muito específico da área de x”.

Ou seja, em concursos públicos para professor universitário, uma pessoa com graduação em “x” e pós-graduação em “y” pode ter sua inscrição indeferida em ambas as áreas, a menos que seja uma instituição em um lugar muito remoto ou para uma disciplina com grande escassez de profissionais na área.

Em relação ao ensino fundamental e ensino médio, segundo o MEC, “os cursos de bacharelado não habilitam o profissional a lecionar”. Isso significa que arquitetos, administradores, engenheiros e outros profissionais que pretendem dar aulas precisam fazer um curso de licenciatura. Para esses profissionais, a solução é fazer a licenciatura em universidades que ofereçam o curso separadamente, como algumas instituições federais ou particulares.

Respondendo a pergunta de uma tecnóloga

Uma leitora do blog O Gestor – Especialista em Tecnologia da Informação (outro blog de minha autoria, clique para conhecer), me fez uma pegunta:

“Olá, sou graduada em RH, fiz uma pós graduação no programa especial de formação pedagógica de Docentes com equivalência a licenciatura em matemática, com esse certificado posso ser contratada como licenciada?

Respondendo a pergunta: Como Licenciada não. Por quê? Porque licenciado é quem faz Licenciatura e ainda, os cursos de licenciatura habilitam o profissional a atuar como professor na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio. Contudo, se as aulas a serem dadas forem em uma faculdade, retorne para o “Depende” lá em cima.

As exceções (sim, elas existem…)

Algumas atividades, entretanto, não requerem habilitação profissional para o exercício, apenas qualificação e/ou capacitação, como é o caso da da demografia, em que um curso de pós-graduação habilita a exercer esta profissão. Casos como este, contudo, são exceções.

Respondendo todas as perguntas de forma objetiva

Tecnólogo pode fazer especialização? Pode!

Tecnólogo pode fazer MBA? Pode!

Tecnólogo pode fazer mestrado? Pode!

Tecnólogo pode fazer doutorado? Pode!

Resumindo: tecnólogo pode fazer pós-graduação, tanto lato sensu, quanto stricto sensu.

http://posgraduando.com/sou-graduado-em-uma-area-posso-fazer-uma-pos-graduacao-em-uma-area-diferente/

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15698

5 (100%) 5 votes

Luis Marcos Leite

Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, Servidor Público e Problogger.

Website: https://tecnologo.blog.br

184 Comments

  1. Pingback: O que é tecnólogo? Conceito, curso que faz e outros

  2. Francisco

    Olá tudo bem, sou tecnólogo em Marketing com duração de dois anos, posso fazer especialização em docência do ensino superior e dar aulas em disciplina como empreendedorismo, técnicas de vendas, ou até mesmo em um curso técnico?

    • Não há impedimento, Francisco, obviamente que a instituição de ensino é que estabelecerá os pré-requisitos para a contração do docente.

  3. Cleiton

    Boa tarde,sou tecnólogo em gestão ambiental por acaso eu posso fazer um mestrado direto,sem ter feito uma pós antes?Grato .

    • Cleiton,

      Pode, porém, a depender do curso você poderá, eu disse poderá ter dificuldades por não ter feito uma especialização antes, entende?

  4. Diana Celia da Silva

    Sou tecnologa em agropecuária e gostaria de saber em que area/curso posso fazer pos-graduacao?

    • Diana,

      De acordo com o MEC, há 2 cursos de pós-graduação lato sensu em agropecuária no Brasil:
      – Defesa Agropecuária e Educação Sanitária, no Centro Universitário de Jales – UNIJALES
      – MBA em Gestão e Tecnologia da Produção Agropecuária, na Faculdade Doutor Francisco Maeda – FAFRAM

      Além desses, há uma série de cursos de especialização em diversos setores da agricultura, pecuária e agronegócio. Sugiro que pesquise mais sobre o assunto, ok?

      Fonte: http://www.guiadacarreira.com.br/cursos/agropecuaria/

  5. Mateus Queiroz Rodrigues

    Se eu fizer tecnologia em Gastronomia qual pós graduação fazer ❓

  6. Higor Rezende Cunha

    Sou tecnólogo em gestão da informação e gostaria de saber em que area/curso posso fazer pós-graduacão?

  7. ricardo

    Se eu fizer tecnologia da gestao de producao industrial , e fizer uma mba em engenharia de produção , consigo registrar no crea.

    • Ricardo,

      Engenheiro você não poderá ser porque não tem a graduação, quanto ao registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, sugiro que consulte o CREA de sua região.

  8. Priscila

    Depois de ter se formado em um curso tecnólogo e ter feito pós graduação. Continuo apenas tenho como formação tecnólogo ??

      • Andre

        LUIS? Eu não conseguir entender! A Priscila citou acima… ela tendo uma formação como tecnóloga, e logo após finalizar sua pós graduação, ela ainda será reconhecida como tecnóloga? Como assim?

  9. Ramy Kesia Santos

    Fiz estética e Cosmética gostaria de saber quais cursos posso fazer em pós ,além de Cosmetologia.

    • Ramy Kesia,

      Pelo que pesquisei existe pós-graduação para seu curso. Faça o seguinte, na página inicial deste blog, bem abaixo do painel com as imagens dos 4 artigos mais recentes tem um campo chamado “Procuro por”, digite na caixa de busca a palavra “Pós-Graduação” e veja se acha algo, ok?

  10. Lucas

    Priscila você será pós graduada.

  11. Itamar

    acabei de me formar em Tecnologo em Gestão Financeira, em que área posso atuar???

    • Itamar,

      Os campos de atuação do Gestor Financeiro são os seguintes:

      – Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria;
      – Empresas em geral (indústria, comércio e serviços);
      – Instituições financeiras;
      – Órgãos públicos;
      – Institutos e Centros de Pesquisa;
      – Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

  12. Dolores

    Sou formada em tecnóloga em Gestão Pública. Posso fazer pós graduação fazendo Libras ou Pedagogia?

  13. Silvana do Divino Espírito Santo Moreira

    Me formarei como tecnóloga de Comércio Exterior, que pós graduação fazer? Obrigada

  14. Carolina

    Acabei de passar para tecnologia em gestão de turismo e queria saber quais areas poderia atuar e qual pós graduação se encaixa na area de gestão de turismo ?

    • Carolina,

      O Campo de atuação é o seguinte:

      – Clubes e associações de turismo, esporte, lazer e cultura.
      – Centros culturais.
      – Centros de convenções.
      – Embaixadas e consulados.
      – Empresas de hospedagem.
      – Empresas de organização de eventos.
      – Órgãos públicos de turismo, esportes, lazer e cultura.
      – Parques temáticos, aquáticos e cruzeiros marítimos.
      – Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

      E as possibilidades de prosseguimento de estudos na Pós-Graduação são os seguintes:

      – Pós-graduação na própria área de Turismo, Administração, entre outras.

  15. Bruno

    Prezado, eu com curso de tecnologia em Gestao ambiental… posso fazer pós graduação em Engenharia ambiental?

    • Bruno,

      Releia o artigo, por gentileza. Uma pós-graduação em Engenharia Ambiental não fará de você um Engenheiro Ambiental, se essa for sua intenção, entende?

  16. Felipe

    Boa tarde! Minha formação é em Logística Tecnólogo, posso fazer uma pós graduação em psicologia e atuar como Psicologo?

  17. Lucas BArros

    Boa tarde,

    Sou Técnico em Contabilidade, posso fazer MBA?

  18. EDSON PATRICK

    O MBA tem o mesmo valor/peso ou equipara-se A especialização Latu sensu, para prova de titulo em qualquer concurso? pois tenho medo de fazer um MBA e não valer como titulo em concurso.

  19. renato

    sou formado em gestao comercial tecnologo posso fazer pos em qual area

  20. Olá Luis, como vai? Eu procurei esta informação na internet, site de universidades, mas não encontrei: sou tecnóloga em gestão ambiental, e queria fazer o bacharelado. Sabe se isso é possível? Ou seja, fazer mais 2 anos e virar bacharel. Agradeço!

    • Jacqueline,

      Acredito que sim, eliminando as disciplinas que você já cursou. Mas, procure a faculdade que pretende cursar e peça para lhe esclarecerem sobre essa possibilidade, ok?

  21. Marcos

    Luis boa noite! Terminei meu tecnólogo em gestão ambiental, posso fazer uma pós graduação em segurança do trabalho e atuar como um engenheiro com CREA??

  22. Júnia

    Boa tarde! Sou Tecnóloga em Gestão Comercial, posso fazer pós em Gestão de produção e logística? E em qualquer outra área de gestão empresarial? ex.: financeira, adm, marketing, negócios, projetos, rh… Obrigada!

  23. Camila

    Olá, pretendo cursar tecnólogo em hidráulica e saneamento ambiental, quais opções area/curso posso fazer em lato sensu e stricto sensu. Obrigada!

    • Camila,

      Pós-graduação na área de Engenharia Civil.
      Pós-graduação na área de Engenharia Sanitária, entre outras.

  24. Bom dia, acabei de me formar em tecnologo em Gestão financeira, quais MBA ou pós que posso fazer? Será que posso fazer licenciatura em Matematica e dar aula ou não? ou licenciatura em pedagogia?

    • Lilian,

      Claro que você pode fazer licenciatura em matemática ou pedagogia, sem problemas, mas, obviamente que será outra graduação, ok?

  25. fabi

    Olá, estou cursando Superior de tecnologia em Construção de edifícios, caso faça um concurso publico para área da engenharia, o meu certificado irá servir ou tenho que ter especialização?

  26. Marcelo

    Olá boa noite,sou Marcelo de Leopolis Paraná, gostaria de saber o seguinte, estou cursando gestão pública tecnologia,será q quando acabar o curso poderia fazer administração pública eliminando matérias ou teria que ser um curso de gestão pública que fosse superior,mas não tecnólogo?

    • Marcelo,

      Acredito que sim, de certa forma procure mais informações com a faculdade que oferece a graduação que deseja cursar, ok?

  27. Joseane Fontes

    Olá boa noite, sou Joseane de Aracaju Sergipe, gostaria de saber o seguinte, sou tecnóloga em segurança do trabalho com pós graduação em segurança do trabalho e gestão ambiental (lato sensu) e tenho interesse em fazer mestrado em educação. Posso fazer esse mestrado e conseguir dar aulas em faculdades?

  28. maciel

    estou concluindo gestão da produção,qual pós graduação é a mais indicada ?

  29. josimar estrela

    ola cursei tecnologo em segurança do trabalho,qual especialização posso fazer!

  30. Rodrigo

    Olá! Me formei em tcnologo em Marketing. Eu poderia fazer MBA no exterior? Obrigado.

    • Rodrigo,

      Acredito que sim, porém, o custo é caro. Sugiro pesquisar em sites especializados sobre MBA, ok?

  31. Luam Afonso

    depois de formado em gestão pública, qual o leque para pós? qual caminho você me indicaria?

    • Luam,

      Pós-graduação em Gestão Pública, MBA ou outro curso na área de Administração, ok?

  32. Gisa

    Ola,estou cursando tecnólogo em marketing ,posso fazer pós em logística e trabalhar com logística?
    Quais áreas o tecnólogo em marketing pode fazer pós graduação?

    • Gisa,

      Resposta para a primeira pergunta:
      Acredito que se você já trabalha na área de Logística fica mais fácil fazer a pós nesta área, caso contrário, não descarte a possibilidade de ter dificuldade para fazer o curso.

      Resposta para a segunda pergunta:
      Pós-graduação em Marketing, MBA e outros cursos na área de Administração.

  33. Ola fiz tecnólogo em Processos gerenciais posso atuar em quais áreas e quais pós graduações seria mais indicado ?

    • Lucas Daniel,

      Áreas:
      – Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria.
      – Empresas em geral (indústria, comércio e serviços).
      – Institutos e Centros de Pesquisa.
      – Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente

      Pós-graduação:
      – Gestão em Processos Gerenciais, Área de administração e outros.

      • Lane

        Bom dia, estou me formando no curso tecnólogo em Processos gerenciais, posso habilitar meu curso em qual área para poder ensinar?

  34. Bruno

    Boa tarde,acabei de fazer o tecnólogo em Gestão Comercial, qual pós eu poderia fazer?

  35. Celliny Brito

    Olá Boa Noite!
    Queria saber em qual área o Tecnólogo em Alimentos pode se especializar?

  36. Humberto

    Olá boa tarde!

    Sou Tecnólogo em Logística gostaria de saber qual pós poderia fazer? agradeço

    • Humberto,

      Você pode fazer MBA em Logística, Pós-graduação na área de Administração, dentre outras.

  37. Paula

    Bom dia, Marcos!
    Sou aluna do curso de gestão financeira. Após concluir o curso, posso fazer mba ou pós, correto? Isso se aplica à instituição em outro país também?

  38. Oláa…. curso Processos gerenciais, na Universidade Anhembi Morumbi, e gostaria de me pós graduar em RH posso??

    • Cíntia,

      Acredito que não há empecilho, agora ficaria mais fácil você cursar se fosse graduada em RH, obviamente, ou já tivesse trabalhado ou trabalhe atualmente na área de RH, na minha opinião.

  39. Adriano

    Fiz curso tecnologo em logistica , tou cursando pos gestao publica. Posso fazer estagio de tecnologia de informacao?

    • Adriano,

      O Estágio NÃO é uma atividade meramente laboral produtiva, nem tampouco a realização de atividades que acontecem desvinculadas dos objetivos do ensino-aprendizagem. Portanto, que sentido tem fazer um estágio fora da sua área de formação? Aproveite para seguir o grupo Vagas de Emprego, no Facebook, lá você poderá (espero que sim) encontrar o estágio dentro da sua área. Para acesso, clique aqui, responda a um pequeno questionário, caso houver e aguarde a aprovação de sua entrada no grupo.

  40. Francisco Reginaldo Ernestino Rodrigues

    Bom Dia!

    Sr. Luis Marcos,

    Sou Técnico de Segurança do Trabalho, sei que para ser Engenheiro de Segurança teria que fazer um curso de engenharia e ao concluir fazer uma pós em segurança do trabalho. A minha dúvida é, posso fazer um curso de tecnólogo em logística, a pós em segurança do trabalho e serei Engenheiro de Segurança do Trabalho?

    Desde já Agradeço!
    Reginaldo

    • Francisco Reginaldo,

      Para exercer as atividades de uma profissão de nível superior regulamentada por lei é preciso ser portador de diploma de graduação naquela área específica e possuir registro no conselho regional daquela profissão (releia o parágrafo do artigo onde descrevo isto). Portanto, não, nesse caso você não se tornará Engenheiro de Segurança do Trabalho.

  41. Ana

    Boa noite,

    Fiz graduação tecnológica em Negócios Imobiliários, qual pós vc me aconselharia fazer?

    • Ana,

      Dentro do seu eixo tecnológico tem duas opções, que eu saiba: Pós-graduação e MBA em Negócios Imobiliários, ok?

  42. Priscila

    Olá, fiz tecnólogo de mkt posso fazer uma pos em gestão ambiental ou melhora cursar 2 graduação?

    • Priscila,

      São eixos completamente diferentes, Marketing é “Gestão e Negócios” (clique aqui para conhecer este eixo tecnológico) e Gestão Ambiental pertence ao eixo tecnológico “Ambiente e Saúde” (clique aqui para conhecer este outro eixo tecnológico). Você precisa decidir primeiro em que área pretende atuar, não acha?

  43. Thiago Simões Nakaue Vasconcelos

    Luis boa tarde!

    Se possível me esclareça a questão: Me formei em Tecnologia Ambiental, apos esta formação ingressei na Engª ambiental.

    No ultimo ano de Engenharia Ambiental iniciei a pós graduação em Engenharia de Segurança do trabalho (A faculdade me solicitou nível superior para ingressar) utilizei para ingressar a graduação de tecnólogo. Me formei em agosto em Engª Ambiental e dei entrada ao registro no CREA (ok!) agora conclui a pós graduação em Engenharia de Segurança do trabalho e ao solicitar inclusão deste titulo o CREA/SP diz que não é possível porque para iniciar a Pós eu OBRIGATORIAMENTE deveria ser formado em engenharia ou arquitetura.

    Tem algum conhecimento sobre isso?

    • Thiago,

      Então, já que você graduou em engenharia já pode dar entrada no seu CREA, caso não tenha o diploma ainda poderá apresentar documento oficial expedido pela instituição de ensino onde se graduou, certificando que a colação de grau e/ou que o diploma de ENGENHEIRO encontra-se em processamento, ok?

  44. Junior Mendes

    Sou Tecnólogo em Gestão Ambiental gostaria de saber qual pós poderia fazer? agradeço

    • – Pós-graduação interdisciplinar na área de Meio Ambiente e Agrárias.
      – Pós-graduação na área de Administração.
      – Pós-graduação na área de Engenharia Sanitária, entre outras.

  45. Lucineide

    Sou tecnólogo em logística, fiz técnico em estética eu posso fazer uma pós graduação na área de estética?

    • Lucineide,

      A meu ver, pós-graduação em estética destina-se a tecnólogos (Esteticista) e graduados da área da Saúde (Ex: Nutricionista, Enfermeiro, Educador Físico), mas, diga-me uma coisa: Você é de qual cidade/estado? Podemos tentar verificar isto de maneira melhor, ok?

  46. Boa tarde
    Me formei em tecnólogo em redes de computadores e gostaria de saber qual pós deveria fazer para ser professor ?

    • João Felipe,

      Para tentar melhor lhe responder, responda-me antes as perguntas abaixo:
      1. Em qual instituição pretende lecionar? Faculdade? Cursos Profissionalizantes? Etc…
      2. Pretende lecionar qual disciplina especificamente?
      3. Em qual cidade/estado pretende lecionar?

  47. Diogo barbosa

    Bom dia sou formado em tecnólogo gestão financeira e tenho curso técnico em finanças. qual área você acha que eu devo me especializar fazendo uma pós ou um MBA ???
    E outra dúvida , sera que posso dar aulas, para cursos técnicos?

    • Diogo,

      Segundo o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia (clique aqui para ter acesso):
      – Pós-graduação na área de Administração.
      – Pós-graduação na área de Ciências Contábeis.
      – Pós-graduação na área de Economia, entre outras (dentre as quais, acrescento um MBA, para pesquisar vá na página inicial deste blog e na barra de pesquisa “Procuro por” no canto direito, abaixo das 4 primeiras imagens faça a busca por MBA em Gestão Financeira”, ok?
      Quanto a ensinar em curso técnico não vejo empecilho.

  48. Hilmara Souto

    Boa noite
    Sou formada como tecnológa em construção de edificios, em que área/curso posso fazer uma pós-graduação?

    • Hilmara,

      Segundo o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia (clique aqui para ter acesso), são elas:
      – Pós-graduação na área de Engenharia Civil.
      – Pós-graduação na área de Engenharia de Produção, entre outras

  49. Naiara

    Olá!
    Gostaria de saber qual pós posso fazer com curso de tecnólogo em segurança pública?

  50. jeane castilho de araujo

    Sou formada em tecnólogo em secretariado , qual de pós graduação posso fazer?

  51. Adriana

    Boa noite sou for
    Formada em tecnologa em gestão pública, em q área posso fazer uma pós graduação para atuar.?

  52. Cássia

    Um tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pode fazer uma pós graduação em Libras? E atuar nesta área? Qual a melhor pós para esse profissional cursar?

    • Cássia,

      Se você já tem conhecimento acredito que fica mais fácil fazer pós-graduação em Libras. Quanto a outras pós para tecnólogos em recursos humanos temos:
      – Pós-graduação em Gestão de Pessoas, Administração, etc.

  53. Boa Noite Luis. Depois de tanto fazer pesquisas e não obtendo nenhum resultado satisfatório, acabei encontrando seu blog.
    É o seguinte, estou me formando como Tecnólogo em Gestão Pública. Além de MBA em Gestão Pública, quais outros cursos de Pós Graduação eu posso fazer, saindo da área da Gestão Pública. P.S. Parabéns pelo seu trabalho no blog.

    • Olá, Claudio Silva,
      – MBA em Gestão Pública, Pós-graduação em Gestão Pública, na área de Administração, entre outras são as sugestões.
      Muito obrigado pelas felicitações sobre meu trabalho no blog, são palavras assim que me incentivam a continuar entregando conteúdo para os tecnólogos e interessados. Aproveito para pedir-lhe que compartilhe este blog com seus colegas e amigos, ok?

  54. Danielle de Carvalho

    Sou tecnóloga em comércio exterior, quais indicações para cursos de pós-graduação?

    • Danielle, segundo o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia (clique para ter acesso e baixar seu exemplar grátis), você pode fazer pós-graduação na área de Administração, entre outras, não especificadas, porém, pesquisei e encontrei:
      – Mba em Comércio Exterior;
      – Mba em Gestão Estratégica em Comércio Exterior

      Espero ter ajudado. Volte sempre!

  55. Ana

    Sou graduada “tecnólogo em recursos humanos” a anos , gostaria saber se posso fazer logística ?

    • Ana,

      Não vejo empecilho, a meu ver, porém, você já trabalha ou possui alguma experiência na área de logística? Assim sendo, fica mais fácil fazer essa pós, não acha?

  56. Monike

    Sou formada em Tecnólogo de Logística, posso fazer qual Pós- graduação?

  57. Patricia

    Bom dia, Luis, sou graduada em tecnólogo em Logística, mas queria saber em que áreas eu poderia se especializar e fazer pôs graduação, mas nunca arranjei emprego na área, na verdade eu nunca trabalhei de carteira assinada, é como se fosse um primeiro emprego. Queria fazer um outro curso, mas estou em dúvida de qual seria um curso bom que mais na frente me trouxesse retorno.

  58. Mariana

    Ola, to pensando em fazer o tecnologo em logistica. Sera que posso fazer uma pos em segurança do trabalho? E se sim pideria exercer a area?

    • Mariana,

      Você se refere a ser Engenheira em Segurança do Trabalho? Se é isto, não poderá exercer, ok?

  59. Priscilla

    Sou formada em gestão de recursos humanos posso fazer qual pós graduação?

  60. Sandra

    Bom dia.
    Estou concluindo o curso Tecnólogo em Hotelaria.
    Não sei exatamente quais cursos se encaixam para a pós.
    Poderia me ajudar?
    Obrigada.

  61. Fabiane araujo

    Oi Luiz …
    Bom dia.
    Eu estou terminando agora meu curso de tecnólogo em gestão hospitalar, e gostaria
    de saber, quais áreas seriam indicadas para uma pós, MBA e assim sucessivamente, pensando em me destacar no mercado de trabalho?

  62. Carly

    Olá, Luis!
    Estou cursando tecnologia em Logística. Após o término, posso fazer mestrado em Engenharia de produção? Assim eu seria “engenheira”?

    • Não, Carly. Por favor, releia o parágrafo do artigo referente ao subtítulo “NEM SEMPRE”.

  63. Maria Rosemeire dos Santos Barbosa

    Bom dia! sou formada em Rh posso fazer uma pós em admnistração pública?

    • Maria Rosemeire,

      Não vejo empecilho, mas, cabe a pergunta: Qual o seu objetivo com essa pós?

  64. Maria Rosemeire dos Santos Barbosa

    objetivo seria para concursos públicos. Quais os cursos exatamente nessa area de recursos humanos?

    • Vai depender de cada concurso, daí você precisará ficar atenta ao edital de cada um que pretende fazer e também outros fatores (te enviarei, via e-mail, sugestão de um artigo de outro blog para você ler),

  65. GESIELY ALFANY

    Boa noite, sou formada em gestão empresarial, e queria lecionar, qual melhor pós a se fazer?

  66. Nayane Oliveira

    Boa tarde,

    Sou graduada tecnóloga em recursos humanos, trabalho na área, e gostaria de saber se posso fazer especialização em psicologia organizacional/do trabalho.

    • Nayane,

      Pelo que pesquisei, sim, porém, tal curso não fará de você uma psicóloga, conforme descrito no parágrafo sob título “NEM SEMPRE”, neste artigo, mas, mesmo assim, consulte a faculdade que deseje cursar a especialização, certo?

  67. Diana

    Estou prestes a me formar num curso tecnólogo que ainda não é reconhecido pelo MEC. Desta forma não consigo dar início a uma Pós não é? Sem o reconhecimento do MEC

    • Diana,

      Para ter um curso reconhecido, a instituição de ensino deve solicitar quando o curso de graduação tiver completado 50% de sua carga horária e antes de completar 75%. O reconhecimento do curso é uma condição necessária para a validade nacional dos diplomas emitidos pela instituição. Procure verificar isto o quanto antes junto à instituição, se não te derem resposta, consulte o MEC (e aproveite para checar também o curso da pós que pretende fazer).

  68. kevellem

    Boa noite quem é formado em gestao de recusos humanos pode fazer pos em psicologia?

    • Kevellem,

      Pós em Psicologia Clínica, não, mas, em psicologia organizacional, pode. Veja as respostas que dei aqui a Felipe e a Nayane, por gentileza.

  69. Antonio Carlos de Jesus

    Olá Luis, em primeiro lugar, agradeço a vc. pela excelente contribuição, auxiliando-nos em nossas dúvidas. Brigaduuu!!!
    em segundo lugar, sou tecnólogo em processos Gerenciais pela UNIP. sou técnico em edificações pela Federal. Para lecionar matemática no fundamental, médio ou faculdade, preciso da licenciatura, ou a pós graduação em matemática é suficiente? Valeu!

    • Antonio Carlos,

      Bom saber que tenho ajudado. Obrigado pelo agradecimento. Para lecionar no fundamental ou médio é preciso ser licenciado ou Pedagogo. Já para faculdade, pode ser graduado (inclusive tecnólogo), preferencialmente com mestrado e ou doutorado.

  70. Dardenia Silva Mendonça de Souza

    Boa tarde. faço Tecnólogo em Gestão Financeira, depois que me formar posso fazer uma pós-graduação em economia? Qual área você indica?

    • Pode sim, Dardenia. Não só Economia como:Pós-graduação na área de Administração, Pós-graduação na área de Ciências Contábeis, dentre outras.

  71. Thatty

    Um tecnólogo em processos gerenciais pode fazer pós em que área?

  72. Maria Alencar

    ola, sou Maria formada em gestao financeira gostaria de saber qual melhor area para fazer uma pos graduaçao.
    estou preocupada porque preciso decidir esta semana.
    qual curso voce indicaria.

    • Maria,

      Veja a resposta que dei em 14/11/17 a Diogo Barbosa aqui mesmo nos comentários, td bem?

  73. Gilson

    Boa tarde.
    sou Tecnólogo em Gestão Ambiental, e se eu fizer Engenharia Ambiental vou eliminar boa parte das matérias que já cursei?

    • Gilson,

      Penso que sim, porém, sugiro que consulte a faculdade que pretende ingressar, certo? Depois, volte aqui e nos dê o retorno, pode ser?

  74. Ingrid Almeida

    Bom dia!

    Luiz,

    Curso Design de Interiores posso fazer Pós em Gestão de projetos?

    Posso fazer graduação em arquitetura, descartar algumas disciplinas posso?

    • Ingrid,

      Segundo o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia (clique para acessar nossa página de downloads e baixar sua versão gratuita), você poderá fazer o seguinte:
      – Pós-graduação na área de Arquitetura e Urbanismo.
      – Pós-graduação na área de Artes, entre outras (acredito que não haja empecilho pra incluir Gestão de Projetos aqui).

      Quanto a eliminar disciplinas terá de consultar a faculdade que pretende cursar, ok?

  75. FLAVIA FABIANA RODRIGUES

    Vou me formar em tecnólogo processos gerenciais,queria saber qual pós posso cursar ?!

    • Flaviana,

      Esta resposta dei a Lucas Daniel, em setembro de 2017. Veja nos comentários, por gentileza.

  76. Raiane Ferreira

    Olá, concluí o curso Tecnólogo em Gestão Comercial, posso fazer uma pós em Auditoria e controladoria financeira?

    • Raiane,

      Não vejo empecilho, porém, se você ainda ficar em dúvida, consulte a instituição de ensino que pretende estudar.

      • Raiane Ferreira

        Fiquei com um pouco de duvida por conta de ser uma pós graduação voltada mais para aérea da contabilidade, mas obrigada pela resposta. =)

  77. itainara souza

    Olá, bom estou cursando tecnólogo em segurança do trabalho e a minha duvida é, se depois de concluir a gradução, poderia fazer a pós em engenharia da produção ou engenharia de segurança no trabalho?
    Desde ja, grata.

    • Itainara,

      Você poderá até fazer essas pós, mas, vale salientar que a pós não dará a condição de ser Engenheira, conforme descrito neste artigo.

  78. Muriel de Jesus Silva

    olá , boa noite , me chamo Muriel, tenho graduação em Tecnólogo em Segurança do Trabalho , tenho a msm dúvida da colega a cima , e se existe outras áreas para fazer uma pós????

    • Muriel,

      Além de Pós-graduação Interdisciplinar na área de Engenharia, tem também os cursos:
      – Segurança e Saúde no Trabalho.
      – Segurança no Trabalho e Meio Ambiente.

      Mas, a questão principal é você procurar saber na sua cidade como está a aceitação do mercado em relação ao profissional que possui as especializações que citei, entende?

  79. Carlos

    Boa tarde Luiz, sou formado no curso tecnológico em Processos Gerenciais, e gostaria de fazer pós em segurança do trabalho.
    Mas a duvida é se eu poderei exerce as mesmas funções de um profissional formado como técnico segurança do trabalho ou seja dar cursos, elaborar documentos etc…

    • Carlos,

      Você possui um curso de nível superior, certo? Então por que fazer pós-graduação para exercer funções de um profissional de nível técnico?

  80. Patrick

    Olá Luis Marcos, fui aprovado no curso Gestão da Tecnologia da Informação (tecnólogo) e também consegui uma bolsa em Analise e desenvolvimento de sistemas (tecnólogo) gostaria de saber se a diferença entre os dois cursos é grande? pois já havia começado meu processo de matricula em Getão da TI quando fui chamado em analise de sistemas que era minha primeira opção e além disso quais pós posso fazer ao concluir Gestão de Ti?

  81. olá sou tecnóloga em gestão ambiental e gostaria de saber se posso fazer pós em metodologia de ensino da biologia, para ministrar aula?

    • Jessica,

      Não vejo problema, entretanto para ministrar biologia em cursos de ensino médio não estará apta, seria preciso fazer licenciatura.

      • Obrigada!
        E agradeço também por ter criando este blog, o qual tem resolvido várias dúvidas.

        • Que bom Jessica que tenho podido ajudar a ti e ao leitores do blog. Volte sempre e convide mais pessoas para acompanhar nosso trabalho.

  82. Leo Miranda

    Oi, Técnologo em Recursos Humanos pode fazer pós em Psicologia e atuar na área?? se näo, qual área eu posso fazer a pós???

    • Leo,

      Fazer pós em Psicologia não tornará você um psicólogo. Sugiro que leia os comentários deste artigo onde já respondi várias perguntas sobre este assunto, td bem?

  83. Joel Campos

    Sou formado em tecnólogo em Agronegócio, especialização em qual área posso fazer obrigado.

  84. Estou fazendo Gestão Financeira, eu posso fazer pós graduação em que? Em economia?

    • Daniele,

      Segundo o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia (clique para ter acesso ao post e baixar seu exemplar gratuito):
      – Pós-graduação na área de Administração.
      – Pós-graduação na área de Ciências Contábeis.
      – Pós-graduação na área de Economia, entre outras (dentre as quais, acrescento um MBA, para pesquisar vá na página inicial deste blog e na barra de pesquisa “Procuro por” no canto direito, abaixo das 4 primeiras imagens faça a busca por MBA em Gestão Financeira”, certo?

  85. lenita da silva santiago costa

    Oi amado boa noite tenho uma duvida; e se possível gostaria de saber se vc pode tirar essa duvida pra mim, me formei recente em tecnólogo em segurança do trabalho qual pós graduação estar disponível nesta área porque tenho medo de fazer uma pós que também não vá servir de nada, desde já grata pela sua atenção EMAIL lenita _vitoria1232hotmail.com.

    • Lenita,

      Por gentileza, veja a resposta que dei a Muriel em 28 de fevereiro de 2018, pois, acredito que sirva para você também, certo?

    • Lenita,

      Veja a resposta que dei a Muriel em 28 de fevereiro de 2018, pois, acredito que sirva para você também, certo?

  86. JACKSON CORREIA DA SILVA

    Olá sou Tecnólogo em Gestão Pública e Servidor Publico Federal, se eu fizer um MBA em Gestão Pública posso dar aulas em universidades particulares? ou somente se fizer mestrado? ou seja uma pós-graduação já habilita a lecionar? ou além da pós tem que fazer docência do ensino superior?

    • Jackson,

      Tem faculdades que não exigem mestrado, entretanto, o melhor é você averiguar isto na região onde pretende lecionar, entende?

  87. Adla Araújo Alencar

    Olá! Estou cursando graduação tecnológica em investigação forense e perícia criminal. Gostaria de saber qual pós eu poderia fazer nessa área. Agradeço!!

Deixe seus comentários!