Tecnólogo pode fazer concurso público? Resposta neste post!

Tecnólogo pode fazer concurso público? Esta pergunta é feita não somente por aqueles que já são tecnólogos, mas, também por aqueles que são estudantes de cursos de graduação tecnológica ou até mesmo por aqueles que pretendem ingressar em um curso superior de tecnologia. Confira então a resposta neste artigo.

Tecnólogo pode fazer concurso público?

Logo de cara já vou te respondendo que tecnólogo é gente um profissional graduado em um curso de nível superior.  Um graduado que fez um CST (Curso Superior de Tecnologia, graduação tecnológica ou curso tecnológico – fique à vontade para chamar esse curso quiser).

Porém, se desejar mais informações, recomendo a leitura do artigo:

 

tecnólogo pode fazer concurso público

Créditos da imagem: www.diariodearuja.com.br

Quem tem curso tecnológico pode fazer concurso público?

Quem tem graduação tecnológica pode fazer concurso público?

Quem tem curso superior de tecnologia pode fazer concurso público?

Quem tem “curso tecnólogo” pode fazer concurso público?

Tecnólogo pode fazer concurso de nível superior?

As perguntas acima são feitas não somente por aqueles que já são tecnólogos, contudo, também, por aqueles que são estudantes de cursos de graduação tecnológica ou até mesmo por aqueles que pretendem ingressar em um curso superior de tecnologia (CST).

A resposta mais objetiva para esta pergunta é…

SIM!

Tecnólogo pode fazer concurso público, com certeza. E por que não haveria? Ora, não há nenhuma dúvida sobre isto, está entendendo?

Requisitos para o tecnólogo fazer concurso público

E quais são os requisitos necessários para o tecnólogo poder fazer concurso público?

Ora, obviamente, todo concurso público tem um documento chamado edital, que é um documento público que se anuncia na imprensa, para conhecimento geral dos interessados em prestarem determinado concurso. Portanto, basta cumprir o que for exigido pelo edital, alguma dúvida sobre isto?

Então, caso tenha ainda alguma dúvida, poste nos comentários para que possamos tentar esclarecê-las, ok?

Tecnólogo pode fazer concurso for exigido “somente possuir nível superior em bacharelado”?

Se tem uma pergunta que me costumam fazer é:

– Tecnólogo pode fazer concurso quando no edital a exigência for possuir diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em bacharelado em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC)?

A resposta é SIM!

E a dou baseada em um comentário feito no blog O Gestor – Especialista em Tecnologia da Informação, no artigo “Tecnólogo X Bacharel: Tecnológico ou Bacharelado?” pelo Advogado Roberto Solla, Presidente e Diretor Jurídico do SINDTECNO/BA e  Conselheiro da Associação nacional dos Tecnólogos – ANT. Confira o que ele disse:

Nobres, uma questão importante a quem quer fazer concurso e lá diz Bacharel como requisito. Pois bem, ante ao principio da legalidade estrita não pode haver diferenciação ou bacharel ser usado com requisito, pois, Bacharel não existe e pelo principio da legalidade o ente da administração publica so pode fazer aquilo que esta na Lei, ou seja, bacharel não pode ser requisito para admissão em concursom público pois bacharel não tem definição legal

3 (60%) 2 votes

Quer receber as novidades grátis em seu e-mail?

(Preencha os campos ao lado)

Luis Marcos Leite

Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, Servidor Público e Problogger.

Website: https://tecnologo.blog.br

70 Comentários

  1. ana paula

    ola sou formada em tecnólogo em processos gerenciais e queria saber se posso fazer concurso publico?
    e também quando no edital fala requisitos como: diploma, de conclusão de curso na área de adm, adm pública ou tecnologia em gestão publica.
    desde já aguardo a resposta.obg

    • Ana Paula,

      Conforme explicado no artigo, claro que pode fazer concurso público, porém, desde que cumpra os requisitos publicados no edital. Agora, se os requisitos forem as graduações que você citou, a meu ver, não.

      • thiago

        Mas processos gerenciais
        eh da área de administração? Pq nao poderia?

        • Thiago,

          Os cursos tecnológicos não são classificados por áreas e sim por eixos tecnológicos. Processos Gerenciais pertence ao eixo tecnológico “Gestão e Negócios”, no caso citado por Jonathan o edital está especificando os cursos: Administração, Administração Pública e Gestão Pública, por isto que penso que não, entende?

  2. jonathan oliveira

    bom dia! O curso CST QUE faço, na minha faculdade, ele está como autorizado e não como reconhecido pelo mec. O edital do meu concurso diz assim: REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em nível de
    graduação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Gostaria de saber se o fato do meu curso ser autorizado e nao reconhecido pelo mec, pode impedir que eu faça o concurso, lembrando que a faculdade ela é reconhecida pelo mec, mas o curso em si ainda está em fase ade autorização. obrigado

    • Jonathan,

      Desculpe-me, mas, pelo que entendi você ainda não cumpriu o principal requisito: “estar com o diploma na mão”, já que você mesmo disse: “O curso CST QUE faço, na minha faculdade”. Como então você quer prestar o concurso?

  3. Esther

    Estou em duvida em qual graduação fazer. Meu objetivo é um curso de curta duração, para que eu posso estudar para concurso da PM. Qual curso é mais viavel ? Duvida entre Gestão de RH ou Assistencia Social.

    • Esther,

      Qual estado você mora? É bem provável que a PM do seu estado possua Departamento de Recursos Humanos e de Assistência Social. Então qualquer um desses cursos poderá ser uma boa opção para você. Mas, também você escolher outro curso, caso seu perfil não seja adequado a nenhum dos dois, de certa forma, vou deixar pra você um artigo para você ler, o qual poderá te ajudar a fazer uma boa escolha.

      Dia do trabalhador, dia ideal para escolher sua profissão

  4. stiven

    olá tecnólogo pela UTFPr em mecânica pode prestar concurso para engenheiro mecânico onde os requisitos são esses??

    Certificado de Conclusão ou diploma,devidamente registrado, de curso de graduação de Nível Superior de Bacharel em
    Engenharia Mecânica expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação.– Registro no Órgão Representativo de Classe.

    ??

    • Stiven,

      Tecnólogo em Mecânica não é Engenheiro Mecânico. A não ser que você ache alguma brecha no edital que lhe permita a inscrição no concurso.

  5. maria

    ola! Estou cursando gestão hospitalar porque quero fazer o concurso da policia federal ou PRF
    E Queria saber se posso concorre a este tipo de concurso?

  6. Dulcely

    Em uma empresa privada ao qual trabalho surgiu uma oportunidade para Gestor em RH, um candidato com graduação em Línguas pode assumir legalmente está Gestão?

    • Dulcely,

      Depende da política da empresa. Uma sugestão seria você fazer pós-graduação em gestão de pessoas, dentre outros cursos (clique aqui)

      Se você tem realmente interesse, corra atrás, procure verificar isto com os responsáveis pela empresa. Depois traga o retorno pra gente, ok? Sucesso!

  7. Stevann

    Olá luis

    segue a pergunta que fiz para eles;

    Assunto: dúvidas de cargo
    Mensagem: bom dia .. gostaria de saber se tecnólogo em mecânica pode fazer e assumir a vaga de eng. mecânico campo 19 .
    grato

    Prezada(o),
    neste momento não se fará tal análise. A leitura e compreensão das exigências do edital são partes integrantes do certame.
    Os requisitos para ocupar o cargo são aqueles que constam no Edital do Concurso, qualquer formação diferente das constantes no edital será analisada no momento de uma possível admissão.

    Att
    Comissão de Concursos

    será que devo arriscar ???

    • Amigo,

      Releia o edital com atenção. Se ficou em dúvida, consulte um advogado para ver se há lacuna que lhe permita a inscrição.

  8. Dulcely

    Sou bacharel em Contábeis, Licenciada em Pedagogia, e pós em Psicopedagogia ( em andamento), recentemente contratada para Organizar este setor de RH, ao qual há uma indicação para um graduado em línguas com pós em Gestão, a minha dúvida está no fato do conhecimento de base essencial para a função, como Leis Trabalhistas, Lançamento de folha, planilha de horas trabalhadas e etc.
    Sendo este com uma formação na área da Educação em línguas estaria apto para exercer essa responsabilidade e supervisionar outros funcionários do setor?

    • Dulcely,

      Para os que pretendem exercer a função de Gestor de RH, existe a formação acadêmica: Gestão em RH, curso do eixo tecnológico Gestão e Negócios (clique aqui e veja), mas, existe também a experiência profissional. Eu, por exemplo fui estagiário, depois auxiliar de departamento pessoal e depois assistente de pessoal. Fiz alguns cursos também. Se a pessoa não tem a formação acadêmica, porém, a experiência, a empresa pode aceitar, mas, bato na tecla: se você gosta desta área, faça cursos profissionalizantes na área (clique aqui) e ou faça pós-graduação em Gestão de Pessoas.

  9. Lu

    Ola, fiz informatica ( que neste caso foi a titulo de Bacharel) mas li em alguns lugares sobre outros registros tipo CREA, que é um orgao ja oficial, mas no nosso ramo nao me lembro de ter algo similar, alem do certificado sera que precisaria de amis alguma coisa? conclui em 2008, vejo que essa resolucao é de 2013 parece, enfim fiquei bem em duvida dessa :
    (tecnologia da Informação (nos termos definidos na Resolução nº 41/2013) quais seriam esses termos…

  10. Lu

    Na verdade minha duvida é onde encontrar o que fala esse resolução e se impacta em algo para o concurso, em casos como eu, formada em informatica.
    CARGO 8: ANALISTA DE CONTROLE – ÁREA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de ensino superior na área de Tecnologia da Informação (nos termos definidos na Resolução nº 41/2013), fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

  11. Josi

    Olá, Luis!

    Uma dúvida: quando o edital do concurso informa apenas ” escolaridade exigida: curso superior em Administração” eu poderia concorrer a esta vaga se tiver o diploma de graduação do curso tecnólogo em Gestão Pública? Grata.

    • Josi,

      A princípio, não. Porém, analise o edital e procure ver todos os requisitos que são exigidos, se houver brecha…

  12. Ricardo catão

    Prezado Luis,
    Tenho uma dúvida com relação a escolaridade para o cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa do TRE SP. Na minuta do edital diz:
    “Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, exceto LICENCIATURA CURTA”
    O que seria licenciatura curta? Eu tenho tecnólogo em Gestão de Segurança Privada, logo eu posso concorrer a vaga descriminada acima?
    Obrigado a atenção!

  13. JEFERSON ALVES CRUZ

    Sou formado em Gestão Hospitalar ou seja Tecnologia em Gestão Hospitalar posso fazer concurso que pede Administração ? Também gostaria de saber quais cursos de especialização eu poderia estar fazendo ?

    Grato.

  14. Olá Luis!

    Sou formada em Logística e gostaria de saber que tipo de concurso poderia prestar.

  15. mozart

    boa tarde luis marcos leite tenho uma duvida, tenho diploma de bacharel em administração e tem um concurso ali que fala que a exigencia é ser tecnologo em gestao de pessoas, ai te pergunto: Eu posso assumir?

  16. Marlos Henrique Dos

    Eu sou estudante de ciências contábeis em universidade federal, mas estudo a algum tem para o concurso da polícia rodoviária federal, como estou no quarto semestre e o concurso tem previsão para o ano de 2017, tô pensando em me matricular em um tecnólogo na área financeira e tenta com as matérias já estudada na faculdade, reduzir o tempo do curso de tecnólogo e terminar e um ano, será que é possível?

  17. Nilton Santos

    Boa tarde Luis Marcos!

    Em primeiro lugar, Parabéns pela iniciativa, qualidade e pelo zelo em seu blog! Show!

    Li bastante os comentários e suas respostas, mas confesso que não consegui concluir o que me priva ou me habilita, em relação ao curso de Tecnologia. Sou formado em Logística e, se consegui entender algo, ISSO ME HABILITA a concorrer a cargo onde a exigência é a seguinte: “Diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em Administração, reconhecido pelo Ministério da Educação, e registro profissional no órgão de classe competente”.
    Estou correto, já que o edital não exige Bacharelado em Administração explicitamente?

    • Nilton,

      Se explicitamente não exige “Bacharelado” em Administração, então, siga em frente, já que o curso de Logística pertence ao Eixo Tecnológico Gestão e Negócios e os tecnólogos devem ser registrados pelo Conselho Regional de Administração (mas antes, consulte esse órgão para mais esclarecimentos sobre isto – fica a dica).

  18. Leo

    Boa Noite

    Formada em gestão de recursos humanos
    posso prestar concurso que pede este requisito

    Possuir e comprovar a habilitação profissional com graduação superior na área Administração, oficialmente reconhecidos pelo Ministério da Educação
    (MEC).
    1.5 Ter Registro Profissional em Conselho de Classe equivalente.

    desde ja agradeço.

    • Leo,

      Qual o cargo? Quais as atribuições? Você já é registrada no Conselho Regional de Administração? Se for, consulte o órgão, caso contrário, busque informações no citado CRA antes de se inscrever no concurso, e, obviamente, aproveite para se registrar, ok? Depois dê-nos o retorno.

  19. Sheila Torres

    Pelo que lí acima, o Tecnólogo em Processos Gerenciais, que é o que faço ou demais cursos do eixo TECNÓLOGO para inscreverem-se em concursos, devem observar “brechas” para ver se encaixam-se ou não, pois ainda que reconhecidos como cursos superiores, há ressalvas!!! Fiquei preocupada!!!

  20. Catiane Brasil marinho

    oi bom dia sou formada em tecnolog em gestao hodpitalar gostaria de saber se posso faazer para administra no seletivo

  21. Erivaldo Junior

    Boa dia Luis,
    sou sou graduado em Gestão Publica (tecnólogo) e registrado no conselho. Prestei concurso para cargo de técnico administrativo em educação, cargo de administrador,com seguintes exigências :CÓDIGO CBO: 2521- 05
    REQUISITO DE QUALIFICAÇÃO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Curso Superior em Administração
    OUTROS:
    HABILITAÇÃO PROFISSIONAL: Registro no Conselho competente. Lei nº. 4.769,de 09 de setembro de 1965, dispõe sobre a regulamentação de exercício da profissão de Administrador.

    De acordo com catálogo nacional de cursos superiores de tecnologia de 2016 possuímos o mesmo CBO (2521-05) descrito no cargo em questão. Caso aprovado, poderei assumir o cargo? Obrigado.

    • Erivaldo,

      Se você cumpre todos os requisitos não vejo porque não assumir o cargo. Se houver empecilho, procure um advogado, certo?

    • Fernando

      Boa noite Erivaldo! Tbém estou na mesma situação. Abriu um concurso na minha cidade para técnico administrativo e o edital pede nível médio técnico em administração. Eu sou formado em Tecnologia em Gestão Pública também e tenho essa dúvida se posso fazer para esse cargo. Vc conseguiu assumir pra no cargo de técnico administrativo?

  22. Polyana

    Boa tarde,
    Saiu o Edital para Oficial da Marinha! Termino no meio do ano que vem a minha Graduação em Gestão de Recursos Humanos,no edital não vem descriminando esse curso somente Administração.Será que posso fazer esse concurso?

  23. Sineone

    olá eu gostaria de faser a graduação de Segurança publica ou Processos gerencias para poder faser o concurso para PM .
    Mais estou enduvida pode min ajudar ?

    • Sineone,

      No estado que você pretende fazer o concurso exige curso de nível superior? Qual estado é? E mais: pretende fazer para soldado, sargento ou oficial?

  24. Taina Brito

    ola! eu sou formada em logística, acredito que você tenha conhecimento sobre, quero saber se posso prestar concurso pra administração. já que logística esta entre os eixos incluído na administração.

  25. lucas sandes

    pretendo fazer faculdade de tecnologo em gestao publica, quais sao os tipos de prova q posso fazer em um concurso publico?

  26. Murilo Zella

    Bom dia…queria prestar concurso pra a vaga de agente tributario o que diz no edital é o seguinte:
    requer ensino superior incompleto – estar cursando – em qualquer das
    seguintes áreas: contábeis, economia, administração ou em direito.
    Estudo o curso de tecnologo em gestao publica posso assumir a vaga neste caso?

  27. Yonei Marcos Almeida de Sousa

    Sou funcionário da Seduc qual o curso de tecnólogo devo fazer pra subir na instituição sou do administrativo

    • Yonei,

      Vou te responder com as seguintes perguntas: Seduc é Secretária Estadual de Educação? Se for, de qual Estado? Procurou saber na própria instituição como é a sua política de crescimento profissional?

  28. Dalila Maíra

    Boa tarde!
    Quero prestar o concurso da TRanspetro2018 , sou graduada em Tecnólogo em Administração de Recursos Humanos pela Uninove.
    E tem duas opções de vagas uma de nivel médio e a outra de nível superior …

    – CARGO: ADMINISTRADOR(A) JÚNIOR
    REQUISITOS: Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior, bacharelado, em Administração, reconhecido pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação. Registro no respectivo Conselho de Classe.

    – CARGO: TÉCNICO(A) DE ADMINISTRAÇÃO E CONTROLE JÚNIOR
    REQUISITOS: Diploma ou certificado de conclusão de curso de nível médio, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação.

    Com a graduação que tenho posso me inscrever em qualquer uma? Estou em dúvida, tenho até dia 07 de março para me inscrever.

    Agradeço e puder me ajudar.

    • Dalila,

      Pelo que entendi:

      Para o cargo de técnico você está apta, basta apresentar o seu certificado do ensino médio, quando solicitado.

      Para o cargo de nível superior, está exigindo graduação em Administração (só que eles usaram o termo “bacharelado”, que de acordo com a LDB não existe (leia o artigo abaixo para entender), mas, aí já é algo polêmico e você teria de consultar um advogado para saber se vale a pena entrar com uma liminar para fazer o concurso e ou tomar a posse, caso seja aprovada, entende?

      Se bacharelado não existe, logo, bacharel não existe

  29. Fabio da Silva Oliveira

    Oi boa noite meu nome é Fábio queria saber se a graduação em gestão de recursos humanos é aceita para concursos para PRF ou pf ou para polícia civil.
    Obrigado

  30. Matheus

    Olá Luis, boa noite.

    Saiu um edital da Marinha para o quadro técnico, onde em uma das especialidades se exige o nível superior em informática, porém, tendo que ser bacharel ou licenciatura.
    Sou formado em Redes de Telecomunicações (Tecnólogo 3 anos), posso concorrer a essa vaga?

    • Matheus,

      De acordo com sua colocação, vejo duas contradições nesse edital:

      1º: Quadro técnico exigindo nível superior? A meu ver, ou se exige nível técnico ou superior.
      Leia o artigo: “Técnico ou tecnólogo? Tecnólogo é técnico? Descubra agora!

      2º: A graduação exigida para informática é Bacharelado ou Licenciatura? Por que discriminou o técnologo? Ainda mais que “Bacharel, de acordo com a LDB sequer existe”.
      Leia o artigo: “Se bacharelado não existe, logo, bacharel não existe

      Se você quiser realmente concorrer, talvez tenha de entrar na justiça em alguma etapa do concurso. Consulte um advogado, baseando-se nas colocações acima e procurando por mais brechas no edital, ok?

      • Matheus

        Luis, bom dia.

        Exige nível superior sim, pois o concurso é para o Quadro Técnico do Corpo Auxiliar de Marinha (CP-T).

        “O Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (T) destina-se ao preenchimento de cargos e funções técnico-administrativos que visam às atividades de apoio técnico e às atividades gerenciais e administrativas em geral, além das atividades inerentes à carreira militar, nos termos da Lei nº 9.519/1997. ”

        No edital diz que a exigência para as profissões, incluindo informática, é de Bacharéis/licenciados. Segue abaixo o trecho do edital:

        “2 – DAS VAGAS
        2.1 – O presente CP destina-se ao preenchimento de vagas para bacharéis/licenciados nas profissões abaixo discriminadas:

        (*) Além das titulações relacionadas às profissões acima, serão considerados válidos os documentos comprobatórios de conclusão de cursos de bacharelado cujas denominações anteriormente utilizadas constem na Lista de Convergência de Denominação constante dos “Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura” disponível no sítio eletrônico do Ministério da Educação (MEC), na Internet http://www.mec.gov.br

        Se puder me ajudar a interpretar essa questão no edital, lhe agradeço. Segue abaixo o link do edital do concurso:

        https://www.inscricao.marinha.mil.br/marinha/CP-T%202018_PUB_.pdf?id_file=3813

        Eu tendo formação em Redes de Telecomunicações, acho que estou apto a concorrer, certo?
        .

  31. Liliane

    qual concurso posso fazer, sendo formada em recursos humanos?

    • Liliane,

      Qualquer um que exija sua graduação ou que não exija uma graduação superior específica.

Deixe seus comentários!