Tecnólogo pode fazer concurso de nível técnico?

Tecnólogo pode fazer concurso de nível técnico? Esta é uma pergunta bastante comum não somente por aqueles são tecnólogos, como também por aqueles que pretendem fazer “curso tecnólogo”. Confira a resposta neste artigo.

Tecnólogo pode fazer concurso de nível técnico?

É bastante comum se pensar que as pessoas que tem nível superior poderão concorrer tranquilamente a um cargo de nível inferior, porém, em concursos públicos, aquela regrinha do “quem pode mais, pode menos” nem sempre é válida.

É o que ocorre, por exemplo, quando se é exigido o nível médio-técnico de formação específica.

Tecnólogo pode fazer concurso de nível técnico,tecnólogo,concurso de nível técnico

Então, nesse caso, pode acontecer da instituição não aceitar a formação de nível superior, ainda que seja na mesma área. Quem dá esta explicação é Lia Salgado, colunista do G1, ao responder essa dúvida dos graduados, no caso deste post, os tecnólogos. Afirma a colunista:

“Se o edital prevê uma escolaridade, não dá para imaginar que a instituição aceitará, espontaneamente, um diploma de formação diferente, ainda que na mesma área”, diz Lia. A colunista orienta os internautas Rafael Guglielmi Puiatti e Bruno Fernandes de Sousa que, em certos casos, o órgão poderá alegar que a formação de nível superior possui requisitos diferentes da técnica. Mas é possível que o candidato que esteja nessa situação recorra à Justiça para garantir que sua formação seja aceita. “Existem vários casos em que o Judiciário deu ganho de causa e garantiu a posse”.

Minha opinião

Minha opinião é de que os tecnólogos não deveriam se submeter a fazerem concursos de nível técnico, porém, em virtude da não regulamentação do profissional tecnólogo, da falta de oportunidade que o mercado de trabalho proporciona aos tecnólogos e o atual cenário em que o Brasil se encontra, onde as vagas de emprego são escassas, então, por quê não?

Existem vários casos de tecnólogos que obtiveram ganho de causa quanto à questão tratada aqui neste artigo. Caso queiram conhecer, acessem o link (externo) abaixo:

http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/busca?q=Candidato+com+diploma+de+Tecn%C3%B3logo

 

Fontes:

http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2010/12/quem-tem-nivel-superior-pode-disputar-vaga-de-tecnico-tire-duvidas.html

 

Vote neste post!

Quer receber as novidades grátis em seu e-mail?

(Preencha os campos ao lado)

Luis Marcos Leite

Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, Servidor Público e Problogger.

Website: https://tecnologo.blog.br

45 Comments

  1. Iracema de Assis FRança

    Bom dia!!!

    Sou Tecnólogo em Logística e minha dúvida, é se eu posso fazer concurso para vaga de Administrador, pois em alguns concursos, não parece para vaga de logística.

  2. Onnaldo Coelho

    Eu sou Tecnólogo em Redes de Computadores, o concurso pede Técnico do Eixo Tecnológico de Informação e Comunicação, do qual Técnico em Redes de Computadores faz parte, seria muito problemático/arriscado?

    • Onnaldo,

      Em virtude da carência de profissionais na área de Informação e Comunicação, a probabilidade de você ser aceito é maior, na minha opinião, porém, a entidade teria de aceitar e caso não, você teria de entrar na justiça e aí correr o risco. A decisão está contigo…

  3. fabricio rodrigues

    Bom dia, vou participar de um concurso que tem vagas na área TECNÓLOGO GESTÃO FINANCEIRA, porem sou formado em administração, será se tem como eles impugnarem uma possível nomeação, caso eu passe. É um concurso do IFCE, no meu ver não era para ter empecilho algum visto que quase todas as cadeiras de gestão financeira é vista no curso de administração.
    qual é a sua opinião?
    desde já agradeço pela atenção.
    obrigado!

  4. Monica

    Ola, sou Tecnico em Quimica e gostaria de saber se posso prestar concurso publico para vaga de tecnico em alimentos, visto que o edital nao e especifico, e coloca como exigencia somente ensino medio completo e curso profissionalizante na area.
    E a area de alimentos esta no ambito de atuacao do tecnico em quimica.

    • Monica,

      São cursos diferentes. O curso técnico em química pertence ao eixo “Produção Industrial”, já o curso técnico em alimentos pertence ao eixo “Produção Alimentícia”.

  5. Jair

    Há um edital com vaga para docente em Administração – Gestão de Pessoas (exatamente como descrito), com requisito de graduação em Administração, sem maiores detalhes. Como tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos poderia concorrer a esta vaga?

  6. Angelo

    Olá! Eu sei que não é o tema, mas se puder me ajudar, sou muito grato.
    Um Engenheiro de Produção – Agroindustrial (posso tirar tanto CRQ quando CREA) pode assumir o cargo de Técnico de Laboratório – Química ou Física das instituições federais de ensino?

  7. Ellene Silva

    Ola, fiz técnico em logística e quero prestar concurso para técnico em administração, corro o risco de passar e ser impedida de exercer?

  8. Sou acadêmica em “Serviços Jurídicos e Notariais “, seria um curso Tecnólogo, por fim, quero saber em quais tipos de concursos me encaixaria. Estou realizando pela UNINTER, o curso ainda não está reconhecido pelo MEC, pois está na primeira turma ainda. Estou trabalhando como secretária da OAB, por conta do local de trabalho e minhas condições financeiras optei por este curso, pelo leque de oportunidades que poderei ter.

  9. Bruno

    Bom dia! Primeiramente parabéns pelo blog.
    Sou tecnólogo em “Automação industrial com ênfase em eletrônica”, há um concurso para técnico em eletrônica.
    Será que não seria justo poder participar?

    • Bruno,

      Não acho justo tecnólogo fazer concurso para técnico. Viu minha opinião sobre o assunto? Entretanto, releia essa parte..rs

  10. Paulo Henrique de Lima Oliveira

    Prezado, boa noite.
    Sou Tecnólogo em Estradas, há um concurso com inscrições abertas aqui na cidade onde moro para assistente técnico da companhia de gás aqui do estado (empresa de economia mista – regido pela CLT), no quesito escolaridade do cargo ele cita diversas formações técnicas, inclusive a de técnico em estradas e como requisito pede o registro no conselho de classe (no caso o CREA). Eu possuo registro no CREA como Tecnólogo em Estradas e segundo o orgão as minhas atribuições são as mesmas de um Técnico em Estradas, ou seja, para o CREA tanto faz a formação de técnico ou tecnólogo, seus deveres e responsabilidades são as mesmas. Dessa forma, queria saber se como tecnólogo seria interessante arriscar participar do certame?

    • Paulo Henrique,

      É triste ver um profissional de nível superior ser considerado como técnico. Isto até já foi tratado no artigo abaixo (não sei já leu, caso contrário, recomendo a leitura):

      TÉCNICO OU TECNÓLOGO? TECNÓLOGO É TÉCNICO? DESCUBRA AGORA!

      Pelo que você informa, suas chances são boas, caso seja aprovado, de exercer o cargo. Mas, sugiro que consulte um advogado. O CREA não oferece serviço jurídico?

  11. Parabéns pelo ótimo blog.
    No meu estado há um concurso para ASSISTENTE TÉCNICO na especialidade de TÉCNICO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
    Cujos requisitos são: DIPLOMA OU CERTIFICADO DE HABILITAÇÃO DE TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO
    EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA OU REDES DE 
    COMPUTADORES 
    Eu acabei de me formar tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Porém não tenho esses diplomas requeridos, apenas o de tecnólogo. Será que devo me inscrever?
    Desde já agradeço! 

    • Paulo Moura,

      A meu ver: não. Por que? Porque o nível de escolaridade exigido é técnico. E as funções abertas são para Manutenção e Suporte em Informática ou Redes e você é Analista de Sistemas. Mas essa é minha opinião baseada no que você informou. Aproveite para ler a série de artigos “Profissionais TI” que escrevi no blog O Gestor – Especialista em Tecnologia da Informação.

  12. alexandre martins

    Não sei se vcs podem me ajudar, mas na empresa em que trabalho (Montadora Multinacional), trabalho com manutenção, mas nao sou tecnico, sou formado em tecnologo em mecatronica e atua na area, agora surgiu a opurtinidade de passar para tecnico, mas a empresa alega que nao possuo o curso tecnico mas sim o tecnologo, assim nao podem me passar para tecnico, estou muito frustrado e nao sei como proceder, minhas pesquisas chegaram até aqui, se algum tiver alguma informação a respeito agradeço.

    • Alexandre,

      Apesar de você ser tecnólogo em mecatrônica (clique aqui e veja o eixo tecnológico a que pertence) (obviamente tem nível superior e consequentemente está em estágio acima de um técnico), o requisito para a assunção do cargo é para quem tem formação técnica. Agora você poderia tentar com calma conversar (nem que tenha que ir até a cúpula da empresa) e provar que você tem capacidade para assumir o cargo e peça para ser submetido aos devidos testes.

  13. Alan

    olá possuo formação em tecnólogo em Gestão Empresarial, gostaria de saber se posso concorrer ao Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio da Aeronáutica que exige formação em Administração (Bacharelado ou Licenciatura). Porém, no edital informa que o concurso está amparado pela LEI Nº 12.797, DE 4 DE ABRIL DE 2013. que diz :
    II – possuir formação em nível superior (bacharel, licenciatura ou tecnológico), obtida em curso reconhecido pelos órgãos responsáveis pelo sistema de ensino no País, em especialidade necessária ao Comando da Aeronáutica;

    Gostaria de saber se é possível eles não aceitarem o tecnólogo.

  14. José Carlos Martins

    Olá meu caro Luis Marcos Leite, sou Tecnólogo em Construção Naval e me escrevi para um concurso da Marinha para nível médio, eles colocaram no edital Técnico em Estruturas Navais, estou prevendo um mandado de segurança e uma posse só através de liminar, na sua opinião sera que obterei exito, farei esse concurso só para não ficar desempregado pois espero o de Oficial que abrem especificamente para Tecnólogo, passei em um a pouco tempo mais por um equivoco na entrega dos documentos fui eliminado, mais isso me deu mais gana para passar outra vez, espero que abram outro antes que eu exceda a idade limite, rs, obrigado pela atenção e sucesso com o blog.

    • José Carlos,

      Obrigado pelos votos de sucesso do blog Tecnólogo. Olha só, fica difícil saber se a justiça realmente te dará o direito de posse, mas, não custa (custando…rs) tentar. Abraço e volte sempre, ok?

  15. Boa noite! sou tecnologo de logistica e quero prestar concurso federal para tecnico de logistica…tem chances de concorrer?

    • Gilmar,

      Você leu minha opinião sobre o assunto, no final do artigo? É aquele caso, arriscar ou não. Mas, leia com atenção o edital do concurso pretendido para ver se há abertura para seguir em frente, ok?

  16. Renata Silva dos Santos

    Boa tarde, Sr. Luis Marcos Leite, abriu um concurso público para fiscal ambiental, e o requisito mínimo é o curso técnico na área ambiental , o conteúdo da prova de conhecimentos específicos são matérias que tive na faculdade de tecnologia gestão ambiental. Se a grade curricular do curso está dentro do exigido posso assumir o cargo?

    • Renata,

      Caso queira arriscar, siga em frente. Porém, caso seja aprovada e colocarem empecilho, você terá de recorrer à justiça pra tentar garantir a sua vaga, mas aí vai dá interpretação do juiz, entende? Mas fique desde já ciente que poderá ganhar ou não a causa.

  17. FABIO SOUZA

    Boa tarde, sou fiz tecnólogo em logística e quero prestar o concurso da INB pra técnico em logística sera que aceitam? o edital nao e bem claro.

  18. Felipe

    Olá. Copiei do edital o requisito:

    “Certificado de conclusão de curso de ensino
    médio devidamente registrado, expedido por
    Instituição de Ensino reconhecida pelo
    Ministério da Educação (MEC) acrescido de
    curso de programação com, no mínimo, 120
    horas/aula, ou curso técnico na área de
    informática expedido por instituição de ensino
    reconhecida pelo Ministério da Educação.

    Estou me formando em tecnologia em analise e desenvolvimento de sistemas e gostaria de saber se cumpre os requisitos necessarios.

  19. lima

    Estou cursando Tecnico em automaçao industrial , poderei fazer ,por exemplo , concursos em eletronica ou eletrica algo do tipo …?

  20. Roger

    Sou tecnólogo em analise e desenvolvimento de sistemas posso fazer concurso para técnico em informatica edital esta assim (Diploma de Ensino Médio+ Curso
    Técnico na área do cargo ou Curso de
    Ensino Medio Técnico)

  21. Fernando

    Boa noite Luis!

    A minha dúvida é a seguinte: Sou formado como Tecnólogo em Gestão Pública e, poderia eu prestar concurso para os cargos técnicos de logística ou técnico de suprimentos, ambos Petrobrás, sendo que no edital exige Diploma ou certificado de habilitação de técnico de nível médio em Administração e/ou Logísitica?

    • Fernando,

      É por sua conta e risco, releia o artigo e os comentários que já fiz sobre esta questão, por gentileza.

  22. Giselle Henriques

    Boa noite, estou cursando tecnólogo em logística e término no final desse ano, posso fazer o concurso nível médio da Petrobrás, no edital está pedindo diploma de técnico de logística, será que eles aceitam tecnólogo?

  23. Leonardo

    Boa tarde, tenho formação de tecnólogo em petróleo e gás e técnico de mecânica, prestei concurso para a Petrobrás para a vaga de técnico em logística operações, sendo que só foi solicitado curso específico de acordo com a tabela de convergência do MEC no dia 28/02/18 e eu já havia feito a a minha inscrição e pago o boleto no dia 20/02/18,consegui a pontuação para ser classificado, caso não seja aceito nenhum dos meus títulos, consigo recorrer?

Deixe seus comentários!