Técnico ou tecnólogo? Tecnólogo é técnico? Descubra agora!

Técnico ou tecnólogo? Essa é uma dúvida de muitas pessoas que não sabem qual curso fazer ou até mesmo a diferença de um curso tecnológico para o curso técnico. Confira neste artigo como saber diferenciar e depois aproveite e faça um teste e defina se vai querer ser técnico ou tecnólogo.

Técnico ou Tecnólogo? Tecnólogo é Técnico? Descubra agora!

Afinal de contas, eu quero ser técnico ou quero ser tecnólogo?

Ué, técnico e tecnólogo não são a mesma coisa?

E se não são, existe algum teste que me direcione a fazer a escolha certa para fazer o curso certo?

Por favor, alguém pode me responder estas perguntas ???

Se você, que é estudante, pré-vestibulando, candidato a profissional, indeciso, “navegante”, etc e ainda se depara com estas dúvidas, então já está na hora de saná-las. Vamos começar?

Bem, inicialmente vamos pular a primeira pergunta, pois você mesmo é que vai saber como encontrar a resposta no final deste artigo.

técnico ou tecnólogo,tecnólogo é técnico,tecnólogo ou técnico

Técnico ou Tecnólogo? Tecnólogo ou Técnico

Então vamos à segunda pergunta:

– Técnico e Tecnólogo são a mesma coisa?

A resposta é um sonoro NÃO! Tecnólogo não é técnico e técnico não é tecnólogo.

Técnico – é todo profissional que, como o próprio nome já diz, fez um curso técnico (tá, mas o que é curso técnico?) Ok, te respondo: cursos técnicos são cursos que objetivam ensinar uma profissão. Ex: Técnico de Suporte em Informática

E Tecnólogo, o que é?

Tecnólogo é o graduado que tem formação tecnológica. É um especialista em determinada área acadêmica. Ex.: Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação

Voltando aos cursos…

Segundo o MEC:

O curso técnico é voltado para o aluno que vai cursar ou já cursou o ensino médio e quer aprender uma profissão. Hoje ele é amplamente oferecido integrado ao ensino médio. Ou seja, o aluno faz os dois ao mesmo tempo. Já o curso tecnológico é um curso superior, uma modalidade de graduação, assim como o bacharelado e a licenciatura.

Agora que já respondi a segunda pergunta, vamos então à terceira:

– Existe algum teste que me direcione a fazer a escolha certa entre ser técnico ou tecnólogo?

A resposta é: SIM! Existe sim e sem perda de tempo clique aqui e faça agora mesmo.

Quanto à primeira pergunta, a resposta você só terá depois de fazer o teste, entretanto, os esclarecimentos abaixo sobre os dois cursos irá te ajudar:

Curso Técnico

Nos cursos técnicos, o ensino está diretamente ligado à prática da profissão. Por se tratar de uma prática já consolidada, têm reconhecimento indiscutível no mercado de trabalho e atualmente são objeto de investimento do governo, haja vista que os cursos técnicos são oferecidos gratuitamente em várias cidades do Brasil.

Com formação de um ano e meio (em média), os cursos técnicos podem até serem feitos junto com o ensino médio e têm várias opções dentre os seguintes eixos tecnológicos: Ambiente, Saúde e Segurança, Apoio Educacional, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Hospitalidade e Lazer, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial e Recursos Naturais.

Clique aqui para baixar o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (tabela de convergência)

Os formados recebem certificados e não diplomas como os graduados em ensino superior, portanto, não estão aptos a fazerem pós-graduação, como os tecnólogos.

 

Curso Superior de Tecnologia (Curso Tecnológico)

Os cursos superiores de tecnologia  que duram, de 2 a 3 anos, no máximo, são uma boa opção para aqueles que não pretendem ter a chamada “formação tradicional”, que dura 4 anos (em média).  Além de aprenderem sobre a carreira em questão, os alunos dos cursos tecnológicos são estimulados a inovarem na área escolhida, o que é bem interessante para quem quer alcançar cargos maiores, como de gerência. Pra quem deseja prestar concurso público, fazer curso tecnológico também é a melhor opção, pois a disputa entre tecnólogos é menor do que no caso dos técnicos. No mais, o tecnólogo ao formar (ou quase), pode fazer tranquilamente pós-graduação, se quiser.

Então sugiro que assim que fizer o teste conte pra gente como foi e qual foi o resultado, deixando seu comentário aqui. Combinado?

Fontes:

Qual a diferença entre cursos técnicos e tecnológicos?
Técnico ou tecnólogo: qual rumo seguir?

 

5 (100%) 3 votes

Luis Marcos Leite

Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, Servidor Público e Problogger.

Website: https://tecnologo.blog.br

10 Comments

  1. Pingback: Eixos Tecnológicos dos Cursos Superiores de Tecnologia - parte 3

  2. Pingback: Eixos Tecnológicos dos Cursos Superiores de Tecnologia - parte 2

  3. Odair Jose Blens

    Sou formado em Tecnologia em Manutenção Mecânica Industrial pela UTFPR, vejo que os concursos para tecnólogos são um mito, vejo que tem vagas para técnicos, ou engenheiros, não recomendo, tem concursos na eletrosul, compagas , e tem mais de 10 vagas para técnicos. Ou Tecnólogos pode prestar concurso para cargo de Técnico?
    Não entendo o Governo federal forma Tecnólogos, e não os contrata.. Petrobrás é um exemplo..

    Oque fazer? perdi 3 anos, sendo que eu poderia ter feito um curso técnico?

    • Odair,

      Infelizmente é uma tristeza o que muitos tecnólogos passam por causas não regulamentação da profissão e outros motivos que o levam a não se empregarem, ainda mais agora que tudo agora é “culpa da crise”. Se não há vagas para Manutenção Mecânica Industrial em tua cidade amigo, parte para outra ou faz uma pós-graduação em outra área ou tente ser autônomo ou empreendedor individual, etc, e até mesmo, se couber, processe a faculdade que te preparou para um mercado que oferta empregos inexistentes dentro da sua formação, mas não desanime. Corra atrás.

  4. Odair Jose Blens

    agradeço a resposta e você tem razão, é uma universidade federal, o tempo perdido, eu acreditei.. mas muito abrigado..

  5. cassio

    tenho curso de tecnologo em eletrotecnica industrial, posso fazer pos na area de vendas. e usar esse curso nessa area.

  6. João Paulo

    Boa tarde,
    Sou tecnólogo em gestão ambiental e gostaria de fazer um concurso, porém tem o nível técnico em meio ambiente e bacharelado em engenharia ambiental, posso concorrer a algum?
    Obrigado!

Deixe seus comentários!