Dia do tecnólogo: três datas? Afinal, qual é mesmo o dia?

Dia do tecnólogo é em qual data mesmo? Este artigo é para tentar esclarecer a todos os tecnólogos qual é realmente o dia do tecnólogo ou não…rs. Confira agora mesmo!

Dia do tecnólogo,tecnólogo

Licença da imagem: CC0 Creative Commons

Dia do tecnólogo tem 3 datas mas, enfim, qual é mesmo o dia?

Além do tecnólogo não ter o seu valor devidamente reconhecido, ser discriminado e até a presente data não ter sua profissão regulamentada, ainda tem mais uma: a confusão de datas de comemoração do seu dia. Diante disto, resolvi então escrever este artigo para tentar de uma vez por todas esclarecer a confusão e apontar qual é realmente o dia. Mas, será que vamos chegar à definição? Vejamos:

Dia do tecnólogo é 9 de setembro

Aqui começa a confusão. O CFA – Conselho Federal de Administração instituiu a data de 9 de setembro para o ser dia do tecnólogo por ser essa a data da assinatura da Lei 4.769/65, lei que regulamentou a profissão de Administrador e criou os Conselhos Federal e Regionais de Administração e como alguns tecnólogos estão ligados a esses conselhos foram encaixados por tabela, digamos assim. Para confirmar isso, clique aqui e baixe o Guia de Orientação Profissional do Tecnólogo em nossa página de Downloads, tal registro se encontra na página 23, no item 7.2.

Veja também o banner a seguir do CRA do Estado de Goiás:

dia do tecnólogo,tecnólogo

Créditos da imagem: https://www.crago.org.br

Dia do tecnólogo é 6 de outubro

Na verdade, o 6º dia do mês de outubro é o dia do tecnólogo paulista. E como descobri? Encontrando na internet uma cópia do Diário Oficial do Estado de São Paulo, onde tornou-se pública a promulgação da Lei nº 9.657, de 14 de maio de 1997 onde a Assembleia Legislativa daquele Estado decretou e o governador Mário Covas, à época, promulgou. Veja o recorte abaixo:

dia do tecnólogo,tecnólogo

Recorte do DOE SP, nº 91 de 15/05/1997

Dia do tecnólogo é 24 de novembro

Por fim, nos resta a data de 24 de novembro. Esta data foi escolhida, pelo que sei, ou pelo CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia ou pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) para comemorar a data dos tecnólogos que são ligados a esses conselhos. E assim, por tabela, todos os tecnólogos foram inclusos nesta data. Abaixo, banner comemorativo do CREA de Rondônia:

dia do tecnólogo,tecnólogo

Créditos da imagem: www.crearo.org.br

Dia do Tecnólogo

Mais do que comemorar uma data, o mais importante que precisa ser feito e até a presente data em que escrevo, publico este artigo, não foi feito é que a regulamentação da nossa profissão seja concretizada. No dia que isto ocorrer, aí sim, finalmente, poderemos ter um Dia do Tecnólogo para comemorar.

Fontes:

Vote neste post!

Quer receber as novidades grátis em seu e-mail?

(Preencha os campos ao lado)

Luis Marcos Leite

Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, Servidor Público e Problogger.

Website: https://tecnologo.blog.br

Deixe seus comentários!