Curso tecnólogo: Pensando em fazer? Veja as dicas

Está pensando em “fazer curso tecnólogo“? Neste artigo você terá a sua disposição 6 dicas importantes que poderão te ajudar a definir por este tipo de graduação que tem crescido bastante em número de ofertas aqui no Brasil.

Dicas para quem está pensando em fazer um curso tecnólogo

1ª Dica – Defina qual espaço de tempo pretende ingressar no mercado de trabalho e em qual área de atuação

O primeiro passo antes de escolher um curso tecnólogo é estarem bem definidos em sua mente se você realmente deseja ingressar imediatamente no mercado de trabalho e em qual área pretenderá atuar. Se isto não estiver claro, provavelmente, o melhor é buscar o “bacharelado” que possui uma formação mais ampla.

Para melhor compreensão, recomendo a leitura do artigo abaixo “campeão de audiência”, que já foi lido mais de 171 mil vezes lá no blog O Gestor – Especialista em Tecnologia da Informação:

curso tecnólogo,tecnologo

Créditos da imagem: www.litoralsulfm.com.br

 

 

Outro artigo bastante interessante é…

 

2ª dica – Conheça as graduações tecnológicas

Procure conhecer, se possível, todas as graduações tecnológicas, para isto, sugiro que leia a série de artigos:

3ª Dica – Verifique a qualidade do curso tecnólogo e da instituição de ensino

Após escolher a graduação tecnológica consulte o site do e-MEC para verificar se o curso pretendido está não somente credenciado, como também autorizado. Caso não esteja claro, entre em contato com a instituição e solicite as informações devidas.

emec.mec.gov.br

4ª Dica – Verifique se o curso pretendido foi avaliado pelo Enade

É através do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) que é avaliada a evolução do conhecimento de alguns cursos de tecnologia. Veja o que diz o site do MEC:

“O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar.”

Importante saber que a notas do Enade vão de uma escala de 1 a 5. Avaliações abaixo de três são consideradas insatisfatórias pelo MEC. Para as instituições de ensino estarem em um nível aceitável de prestação de serviços de educação é preciso tirar de 3 a 5, a nota máxima. Para saber se um curso superior é reconhecido pelo MEC Acesse o link abaixo para mais detalhes:

… ou ligue para 0800-616161 (ligação gratuita) ou para o Núcleo de Informações do Ensino Superior: 0/xx/61/410-9770.

5ª Dica – Faça uma pesquisa sobre os professores da instituição de ensino

Objetivando saber como é a relação entre os professores da instituição com o mercado de trabalho investigue o currículo deles. Você pode começar acessando o currículo lattes, que está disponível no link externo abaixo:

Plataforma Lattes

6ª Dica – Visite a instituição de ensino

Visitar a instituição para conhecer a infraestrutura (laboratórios, biblioteca e equipamentos), bem como procurar conversar com alunos e ex-alunos é muito importante para você  tentar se imaginar lá no ambiente e ver com seus próprios olhos se a instituição está de acordo, pelo menos, com o mínimo exigido pelo MEC.

Para ter uma noção, sugiro que leia o artigo abaixo e procure pelo item 4, lembrando que cada curso tem as suas peculiaridades:

Fontes:

Bem, espero que as dicas postadas neste artigo possam te ajudar a escolher um bom curso superior de tecnologia, bem como uma instituição de ensino de qualidade. Aproveite também para votar, clicando e arrastando as estrelinhas em “Vote neste Post!” Compartilhe com os amigos e ainda, deixe seus comentários no espaço abaixo, ok?

3.9 (78%) 10 votes

Quer receber as novidades grátis em seu e-mail?

(Preencha os campos ao lado)

Luis Marcos Leite

Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, Servidor Público e Problogger.

Website: https://tecnologo.blog.br

5 Comentários

  1. Pingback: MEC esclarece dúvidas sobre diploma dos tecnólogosTecnologia da Informação Blog O Gestor

  2. Douglas

    Curso de tecnologia em processos de produção, consigo participar concurso para investigador policia civil?

  3. Kleber

    O tecnólogo e aceito no concurso da polícia civil e federal?

Deixe seus comentários!