Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia 2010

Neste artigo irei apresentar o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia de 2010, que é o catálogo que, acredite, ainda está em vigor. Confira!

Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia 2010 (em vigor)

O MEC (Ministério da Educação e Cultura) lançou, precisamente, no dia 31 de maio de 2010, a nova edição do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia.

A relação inclui dez novos cursos, divididos nos eixos tecnológico-militar (com seis cursos), segurança (com três) e apoio educacional (um curso). O catálogo orienta instituições e estudantes quanto ao conteúdo e infraestrutura de cada disciplina.

Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia

Segundo o ministro da Educação à época, Fernando Haddad, o Brasil precisava atingir a meta de dez milhões de universitários na próxima década. De acordo com a medição também à época feita pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), havia 5.080.056 matrículas na graduação presencial, 412.027 em cursos de tecnologia e 727.961 na educação a distância. Ainda, existiam 24.719 cursos presenciais, 4.355 deles de tecnologia, e 647 da educação a distância.

O ministro também à época lembrou do Projeto de Lei Nº 2245, de 2007, que até hoje (lá se vão quase 10 anos) tramita no Congresso para a regulamentação da profissão de tecnólogo, o que deveria, segundo Haddad, aumentar a procura dos jovens por cursos de tecnologia, além de dar sustentação ao profissional no mercado de trabalho.

O lançamento do catálogo foi feito na abertura do seminário internacional de Cursos Superiores de Tecnologia: Educação e o Mundo do Trabalho, que vai dos dias 31 de maio e 1º de junho de 2010. Representantes de países como Uruguai, Argentina, Canadá, França e Chile participaram do evento. Além da troca de informações entre as diferentes nacionalidades envolvidas, o evento buscou ampliar a divulgação dos cursos tecnológicos com as experiências internacionais na área.

Confira no link abaixo o catálogo completo:

Outras informações podem ser encontradas na página do MEC.

Créditos: Universia

 

Vote neste post!

Quer receber as novidades grátis em seu e-mail?

(Preencha os campos ao lado)

Luis Marcos Leite

Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, Servidor Público e Problogger.

Website: https://tecnologo.blog.br

4 Comments

  1. Pingback: O que é tecnólogo? Conceito, curso que faz e outros

  2. Pingback: Eixos Tecnológicos dos Cursos Superiores de Tecnologia - parte 2

  3. Lisa w

    Muito obrigada pela resposta! Mas aí que está o problema na descrição das atividades que será desenvolvida por esse profissional de TI, cabe um Tecnólogo em redes para poder desenvolver as funções. Falo do concurso da Sergas-sergipe 2016. Se puder dar uma olhada eu agradeceria demais, já liguei na coordenação do meu curso mas ngm me dá uma resposta concreta. Essa seria uma excelente oportunidade pra mim pois o mercado aqui no meu Estadp está bem complicado. Grata. Excelente blog!!!!

    • Lisa,

      Se você acha que, passando no concurso, está apta para assumir o cargo e quiser arriscar…

Deixe seus comentários!